Press release - Lucas França - Jornalista

Academia Maceioense de Letras e a Associação Nordesta Reflorestamento e Educação vão lançar um livro que fala sobre a biodiversidade

Será lançado na próxima quarta-feira, 04 de maio pela Associação Nordesta e a Academia Maceioense de Letras o livro, « Biodiversidade da Reserva Biológica de Pedra Talhada: Alagoas, Pernambuco, Brasil ». O objetivo do livro é reforçar e divulgar a importância desta reserva para a população brasileira e garantir  sua proteção em longo prazo.A obra foi escrita em português por 74 pesquisadores/cientistas nacionais e internacionais e organizado pela Doutora em ciências Anita Studer, Presidente e Fundadora da Associação Nordesta em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e outros parceiros. O livro foi editado e revisado em Genebra na Suíça, contém 818 páginas e é divido em 27 capítulos que apresentam os ecossistemas do Brasil e descrevem detalhadamente a reserva de Pedra Talhada localizada entre os estados de Alagoas e Pernambuco em todos os seus aspectos: parâmetros abióticos, fauna e flora (Vegetal e Animal). Os autores junto com 200 taxonomistas catalogaram 2.100 espécies de plantas e animais desta reserva que contém 4.469 hectares. Também foram descobertas numerosas espécies endêmicas ou em perigo de extinção, e novas espécies que ainda estão sendo estudadas.

Além disso, o livro descreve a criação da reserva e serve como um referencial para o Plano de Manejo da Rebio de Pedra Talhada durante as próximas décadas e como material técnico científico para profissionais das diversas áreas da ciência.

Durante o evento a Empresa de cosméticos naturais Caudalie Paris, Com sede na França, parceria-financiadora da Associação Nordesta, também estará lançando alguns cosméticos (perfumes, maquiagens, hidratantes, etc) feitos a base de uva.

Sobre a Associação Nordesta

Fundada em 1985 a Associação Nordesta tem sede internacional em Genebra/Suíça, é uma entidade reconhecida de utilidade pública. Ela trabalha em prol do desenvolvimento Sustentável e da educação no Brasil. A Nordesta desenvolve projetos de preservação da floresta e apóia programas de conservação da biodiversidade e de educação ambiental. Hoje a associação tem sede no Brasil nos municípios de Quebranglo,  Alagoas e Arcos, Minas Gerais. Atualmente desenvolve projetos em 14 estados brasileiros nas áreas de reflorestamento, educação, recuperação de áreas degradadas, meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão).  A Nordesta já plantou cerca de 5.000.000 de árvores em todo o Brasil.

Serviço

O que? Lançamento do « Livro Biodiversidade da Reserva Biológica de Pedra Talhada : Alagoas, Pernambuco, Brasil »

Quando? 04 de Maio de 2016

Onde? Associação Comercial de Maceió (Rua Sá e Albuquerque, 467, Jaraguá/Maceió